Histórico

      No final dos anos setenta, mais precisamente em 1977, foi instituído o Serviço de Comunicação, Arquivo e Protocolo pelo reitorado de Augusto Silveira Mascarenhas, através de resolução administrativa. A unidade funcionava no antigo Colégio Aplicação no Campus do Canela, quando, em 1978, incorporou em seu quadro de atribuições o serviço de Microfilmagem.

     Em 1988, uma nova resolução administrativa da Reitoria, através do Magnífico Reitor Germano Tabacof, criou o setor do Arquivo Geral, que passou a funcionar no campus da Federação, no prédio do Serviço Médico. Nesse momento, o Setor de Microfilmagem fora desvinculado e passou a incorporar o organograma da antiga SPE -  Superintendência de Pessoal no Campus de Ondina.

     Em 1997, o Setor de Microfilmagem alçou o status de Divisão de Microfilmagem e ficou subordinado à antiga SAD – Superintendência Administrativa. Em 2000, após mudanças de localização para novas instalações, o Arquivo Geral e a Divisão de Microfilmagem passaram a ficar no prédio da antiga Divisão de Material.

     A Divisão de Microfilmagem foi incorporada novamente ao Arquivo Geral em 2005, consoante ao Ofício n. 396/05 da antiga SAD, passando assim a responder como NUGERDOC - Núcleo de Gerenciamento de Documentação e Arquivo. Mais recentemente, no ano de 2013, este núcleo passou a responder como CAD – Coordenação de Arquivo e Documentação, ficando integrado ao organograma interno da PROAD – Pró-Reitoria de Administração, de acordo ao Art. 17 do Regimento Interno da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, de 13 de setembro de 2013.