Sistemas Administrativos e Financeiros

SIAFI - SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Sistema que processa a execução orçamentária-financeira, patrimonial e contábil das entidades que integram a administração federal, direta e indireta.Este sistema foi desenvolvido pelo Ministério da Fazenda na década de 1980, estando hoje sob a coordenação da secretaria do Tesouro Nacional - STN.

 
SIASG - SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS GERAIS

Este sistema promove o controle das informações estratégico-gerenciais nas áreas de materiais, edificações públicas, veículos oficiais, licitações e contratos. O desenvolvimento e implantação deste sistema foi realizado pelo então Ministério da Administério e Reforma do Estado - MARE. atualmente a sua manutenção está sob a responsabildiade do Ministério de Planejamento Orçamento e Gestão - MOG através da Secretaria de Administração e do Patrimônio.

Projetos em módulos do SIASG:

Catalogo de Materials e Serviços - SICAM: oferece ao gestor público uma listagem com as especificações dos materiais e serviços usualmente adquiridos pela administração pública federal.

Cadastro de Fornecedores - SICAF: permite que qualquer empresa se habilite a participar de licitações da administração federal, com uma única inscrição. O fornecedor apresenta a documentação e comprova que está em situação regular com suas obrigações fiscais, passando a integrar o cadastro.
 
Sistema de Registro de Preços: registra os preços praticados nas licitações da administração federal, em cada estado, durante o período de cada ano. O gestor público pode negociar preços melhores, durante uma licitação, consultando o sistema na Internet e comprovando valores e quantidades com os resultados de outras licitações.

Divulgação Eletrônica de Licitações - SIDEC: divulga automaticamente os editais, convites, as dispensas e inexigibilidade para as licitações da administração federal, permitindo o acesso a estas informações por qualquer fornecedor, mediante simples consulta à Internet.

 
SIAD - SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DE DOCUMENTOS

Sistema de Acompanhamento de Documentos tem como finalidade:

  • Simplificar e agilizar a tramitação de documentos;
  • Desburocratizar o encaminhamento de assuntos de interesse dos alunos, docentes, servidores, fornecedores e do público em geral;
  • Racionalizar e uniformizar os procedimentos administrativos pela utilização de novas tecnologias.
  • Este sistema foi desenvolvido pela UFBA no exercício.1998 e implantado em 1999. A coordenação está sob a responsabilidade da SAD/ISP/CPD.
 
SAPO - SISTEMA DE APOIO ORÇAMENTÁRIO
 
Tem como objetivo auxiliar o usuário no controle das contas orçamentárias. O sistema, atualmente, está desenvolvido para a criação de contas, gerenciamento do crédito orçamentário, recebimento dos créditos pelas unidades, emissão de empenho e controle dos saldos das unidades da UFBA através de: Consulta de créditos e saldos analíticos, relatórios sintéticos e anlíticos de movimentação por elemento de despesa e fonte. Este sistema foi desenvolvido na década de 80 para atender a rotina do setor de Orçamento da PROPLAD. Desde o inicio de 1998 foi ampliado objetivando atender também a execução das Unidade/Órgãos da UFBA. A coordenação do SAPO está sob a responsabilidade da SAD/ISP/CPD.